Resolvi juntar o relato em um só, nesse diário, no qual pretendo descrever o processo de restauraçao do ODISSEU.
Comecei pela mecanica pelo fato de o carrinho ter ficado muito tempo parado e foram trocadas, numa primeira etapa : kit de embreagem incluindo o cabo, trizeta esquerda, coifas dos semieixos, coisas das homocinéticas, pivô direito, bomba de água e de álcool. Essa parte foi feita pelo mecânico.
Teste drive: melhorou muito porém, ao esticar um pouco as marchas parecia faltar força. Como quem sempre fez a parte de carburação nos outros 147 que tive, anos atrás, resolvi criar coragem e encarar, pra ver se o problema de falta de potência era mesmo só carburador mas antes, decidi tentar recuperar / fazer funcionar a bomba manual de á¡gua do lavador de parabrisa, o que foi feito ontem, com sucesso.
Como o sistema de partida a frio estava vazando um pouco de gasolina ao injetar, aproveitando o embalo troquei todas as mangueiras do sistema também.
Hoje pela manhã, pleno domingo, sem ter o que fazer e curioso sobre o estado do carburador, abri a tampa do danado e quase caio de costas : interior totalmente incrustrado, áspero, superfície irregular. Diante disso, retirei-o e abri todo. Aqui abro um parênteses que provavelmente provocará dúvida em alguns, mas quando trabalhava na Mercedes, em SBCampo, estavam desenvolvendo na década de 80, motores para funcionarem com álcool e o pessoal do Centro de Pesquisas, em conversa, me deu uma dica que, desde então, e hoje mesmo, ao mexer com carburador a álcool, uso. Qual o melhor produto para limpar cabura a álcool ? VINAGRE. Podem rir, mas o vinagre (ácido acético) branco, de álcool, por ser ácido
dissolve os cristaÃs que o combustÃvel forma na superfÃcie do carburador, bastando deixar de molho o carbura desmontado, e todas as partes dele incluindo giclês, por meia hora e depois, é só enxaguar com água de torneira. Ao desmontar uma outra surpresa : o giclê da mistura estava, ao invés do o-ring (anel de borracha), com fita de vedação usada em encanamento
Até agora não sei como ele veio rodando de SCSul até aqui. Terminada a limpeza e a montagem com troca das juntas e anéis, a hora da verdade : cuba vazia, injeto gasolina, puxo o afogador e giro a chave : VRUMMMM, PEGA NA PRIMEIRA !
(ainda tenho o dom, modestia à parte, uma vez que desde 1991 não mexia em carburador) TESTE DRIVE : Saio já meio forte e o carro parece outro. O motor está bom pra caramba MESMO !
Agora, é esperar passar essa semana e ver se ele entra mesmo na funilaria e, o mais importante, se sairá dentro dos 20 dias estimados. É isso aÃ. Assim que tiver mais novidades, encho o saco de voces de novo. Abço.