www.147fiatclube.com.br

Bem-vindo: Sáb Nov 18, 2017 9:03 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 19 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Mai 23, 2013 4:29 pm 
Offline
147 TOP
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jun 25, 2007 3:58 pm
Mensagens: 2136
Localização: Sao Paulo
Novo espaço no Fórum aos colecionáveis e aspirantes a tal.

Assim podemos AUMENTAR O FOCO nos originais e colecionáveis.

Que eu acho que será uma tendência, visto que com o passar dos anos, muitos estão atingindo o tempo certo para aquisição da PP.

_________________
Lomonaco


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Mai 23, 2013 9:09 pm 
Offline
147 Rallye
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Abr 28, 2011 11:20 am
Mensagens: 552
Localização: Niteroi - RJ
Legal, gostei.. Vou providenciar umas fotos da 147/vermelhinha...

Lomonaco escreveu:
Novo espaço no Fórum aos colecionáveis e aspirantes a tal.

Assim podemos AUMENTAR O FOCO nos originais e colecionáveis.

Que eu acho que será uma tendência, visto que com o passar dos anos, muitos estão atingindo o tempo certo para aquisição da PP.

_________________
Brio 1979 - 1050L - branca
Brio 1978 - 1050L - Vermelha
147_4EVER


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Sex Mai 24, 2013 1:08 am 
Offline
147 TOP

Registrado em: Qua Mar 04, 2009 5:20 pm
Mensagens: 2025
Localização: São Paulo /SP (e/ou) Rio de Janeiro/RJ
Legal ;)
boa iniciativa!

abs

_________________
Imagem

Modo Zumbi


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Sex Mai 24, 2013 8:09 am 
Offline
147 Rallye

Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:47 pm
Mensagens: 562
Localização: Paulinia
Como é gostoso ver o Olimpo ser povoado kkkkkkkkkkkkkkk

_________________
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem
http://www.147fiatclube.com.br/viewtopi ... ht=odisseu


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Sáb Mai 25, 2013 8:57 pm 
Offline
147 Racing

Registrado em: Seg Jul 12, 2010 7:13 am
Mensagens: 1578
Localização: São Paulo
8) 8)
Colecionáveis somos todos.
Carros bons não precisam de determinadas cores em suas placas. Carros precisam de proprietários cuidadosos, atenciosos, focados em mante-los funcionando.
Não importa se é turbo, manolizado ou passou no crivo das Placas Pretas.
Carro é igual cachorro, que te ama e te retribui conforme sua dedicação, não importa o pedigree...
Solicito portanto aos nobres moderadores que revejam o título do tópico.
Sugiro um singelo "Placas Pretas"... Ou até um atrevido "Olimpo"... Mas não mais o "Colecionáveis".
Cumpre ressaltar que admiro a criação do tópico, acho realmente que é aqui que vamos salvaguardar a essencia do 147 para as futuras gerações. Podemos daqui manter um belo acervo e parâmetros para restaurações e futuras consultas aos pretendentes às Placas Pretas.
Mas nada nos impede de colecionarmos carros com teto solar, rodas de liga, motores Sevel, rodas 17", e sermos felizes com isso.

:wink: :wink:

_________________
"Ando devagar porque já tive pressa..."


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Sáb Mai 25, 2013 9:43 pm 
Offline
Fiat Spazio

Registrado em: Sáb Ago 13, 2011 3:40 pm
Mensagens: 264
Localização: Caieiras
Concordo com o exposto.
O melhor titulo seria; "Placa preta".
Admiro muito todos que batalham para conseguir a referida placa mas eu, igualmente ao Lupitetro, e com certeza igualmente a muitos outros membros nos consideramos colecionáveis também sem a referida placa preta...

_________________
"Viva este dia como se fosse o ultimo de sua vida"


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Sáb Mai 25, 2013 9:45 pm 
Offline
Fiat Spazio
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Jun 27, 2010 12:26 pm
Mensagens: 255
Localização: Valinhos, SP
Não costumo me envolver em discussões aqui no fórum, mas devo concordar com o Lupietro.

tudo é colecionavel, desde moedas, papel de carta, roupas, selos brinquedos e carros... estejam originais ou customizados. Mudar o nome do tópico para "placa preta & aspirantes a placa preta" seria o mais coerente.

Meu carro atual passa longe de ser placa preta, mas o considero de coleção pois não é meu carro de uso diário, e tenho um xodó especial por ele, assim como o 147 verde "esmeralda",(uso este carro como exemplo pois é conhecido de todos na comunidade) é de coleção mesmo ele sendo customizado, é uma obra prima e serve de referência para todos aqui no fórum... :lol:

Abraços a todos!

_________________
Meu fiatinho: http://www.147fiatclube.com.br/viewtopi ... highlight=


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Jun 05, 2013 1:39 am 
Offline
147 TOP

Registrado em: Qua Mar 04, 2009 5:20 pm
Mensagens: 2025
Localização: São Paulo /SP (e/ou) Rio de Janeiro/RJ
Sério mesmo que até o titulo da área agora vai ser motivo de discussão? É muito confete...

Para mim o nome colecionáveis é óbvio que é uma alusão a placa preta , afinal é como a resolução classifica os carros com PP... e não que o carro de alguem seja menos colecionavel que outro.


RESOLUÇÃO Nº 56, DE 21 DE MAIO DE 1998

Disciplina a identificação e emplacamento dos veículos de coleção, conforme dispõe o art. 97 do Código de Trânsito Brasileiro.

O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO – CONTRAN, usando da competência que lhe confere o art. 12, inciso I, da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, e conforme o Decreto nº 2.327, de 23 de setembro de 1997, que dispõe sobre a coordenação do Sistema Nacional de Trânsito, resolve:

Art. 1º São considerados veículos de coleção aqueles que atenderem, cumulativamente, aos seguintes requisitos:

I - ter sido fabricado há mais de vinte anos;

II - conservar suas características originais de fabricação;

III - integrar uma coleção;

IV - apresentar Certificado de Originalidade, reconhecido pelo Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN.

§ 1º O Certificado de Originalidade de que trata o inciso IV deste artigo atestará as condições estabelecidas nos seus inciso I a III e será expedido por entidade credenciada e reconhecida pelo DENATRAN de acordo com o modelo Anexo, sendo o documento necessário para o registro.

§ 2º A entidade de que trata o parágrafo anterior será pessoa jurídica, sem fins lucrativos, e instituída para a promoção da conservação de automóveis antigos e para a divulgação dessa atividade cultural, de comprovada atuação nesse setor, respondendo pela legitimidade do Certificado que expedir.

§ 3º O Certificado de Originalidade, expedido conforme modelo constante do Anexo desta Resolução, é documento necessário para o registro de veículo de coleção no órgão de trânsito.

Art. 2º O disposto nos artigos 104 e 105 do Código de Trânsito Brasileiro não se aplica aos veículos de coleção.

Art. 3º Os veículos de coleção serão identificados por placas dianteira e traseira, neles afixadas, de acordo com os procedimentos técnicos e operacionais estabelecidos pela Resolução 45/98 - CONTRAN.

Art. 4º As cores das placas de que trata o artigo anterior serão em fundo preto e caracteres cinza.

Art. 5º Fica revogada a Resolução 771/93 do CONTRAN.

Art. 6º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

RENAN CALHEIROS
Ministério da Justiça

ELISEU PADILHA
Ministério dos Transportes

LINDOLPHO DE CARVALHO DIAS - Suplente
Ministério da Ciência e Tecnologia

ZENILDO GONZAGA ZOROASTRO DE LUCENA
Ministério do Exército

LUCIANO OLIVA PATRÍCIO - Suplente
Ministério da Educação e do Desporto

GUSTAVO KRAUSE
Ministério do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e da Amazônia Legal

BARJAS NEGRI - Suplente
Ministério da Saúde


---

A menção à idade mínima dos carros foi corrigida em 2001, pela resolução número 127:


RESOLUÇÃO N° 127, DE 06 DE AGOSTO DE 2001.


Altera o inciso I do artigo 1o da Resolução no 56, de 21 de maio de 1998 - CONTRAN, e substitui o seu anexo.


O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO-CONTRAN, usando da competência que lhe confere o art. 12, inciso I, da Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro - CTB, e conforme Decreto no 2.327, de 23 de setembro de 1997, que dispõe sobre a coordenação do Sistema Nacional de Trânsito, resolve:

Art. 1o O inciso I do artigo 1o da Resolução no 56, de 21 de maio de 1998 - CONTRAN, passa a vigorar com a seguinte redação:

Art. 1º.......................................................................................................................

I - ter sido fabricado há mais de trinta anos.

_________________
Imagem

Modo Zumbi


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Jun 05, 2013 1:56 am 
Offline
147 TOP
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jun 25, 2007 3:58 pm
Mensagens: 2136
Localização: Sao Paulo
Bom,

Já que é assim... nem o seu e nem o do Shadow se enquadram no quesito colecionável, afinal...


"
Art. 1º São considerados veículos de coleção aqueles que atenderem, cumulativamente, aos seguintes requisitos:
(...)
III - integrar uma coleção;
(...)
"


Significado de Coleção:

s.f. Reunião de objetos da mesma natureza; reunião de objetos escolhidos por sua beleza, raridade, valor documentário ou preço: coleção de selos, coleção de quadros.


Como cada UM só tem UM carro colecionável, pelo que sei, nem placa preta deveriam ter se for pra interpretar o texto de lei que vc colou aqui.

Eu nem falei nada sobre a discórida ocorrida porque queria que o assunto moresse e todos fossem dormir felizes todas as noites, e foi assim por 11 dias....

Realmente eu não sei quem quer confete !!!

_________________
Lomonaco


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Jun 05, 2013 8:56 am 
Offline
147 Rallye

Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:47 pm
Mensagens: 562
Localização: Paulinia
tava demorando...


e, como sempre, a rainha da pipoca populista começa. ainda não sei o motivo de cintinuar a perder o meu tempo por aqui.
Caro senhor Moderador, a própria Legislação e Regimento da FBVA - Federaçao Brasileira de Veiculos Antigos entendem, em seu artigo 1o. , ítem III : " Art. 1º: São considerados veículos de coleção aqueles que atenderem, cumulativamente, aos seguintes requisitos:

I – Ter sido fabricado a mais de vinte anos;

(Este período de 20 anos foi redigido erroneamente, o correto seria 30 anos para entrar em concordância com a definição de Veículo de Coleção, a nova data de 30 anos já foi oficialmente alterada de acordo com a Resolução nº 127/2001.)

II – Conservar suas características originais de fabricação;

(Este inciso é uma maravilha para qualquer tipo de interpretação, ou seja, onde está escrito os tais 80 pontos mínimos? E se alguém achar que trocar a mecânica, rodas e bancos, não alterou as características originais? Quem vai discordar? O DENATRAN? A resposta é: ninguém!!! Foi aí que entrou a Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), e decidiu – autorizada pela Portaria nº 03/1998, como seriam os procedimentos para Avaliação de Características Originais. Para detalhes sobre estes procedimentos, procure a secretaria do CCAV.)

III – Integrar uma coleção;

(Este inciso também dá margem a muitas interpretações. Mas entenda-se que, essa “coleção” pode ser de uma só pessoa, uma família, de um Museu – pessoa jurídica, ou o próprio acervo do clube. Se eu tenho um carro apenas, mas sou sócio de um clube de carros antigos, o meu carro integra uma coleção! É neste inciso que está implícito a condição de ser sócio do clube, caso contrário, de qual coleção meu carro faz parte?)"


ou seja, que os referidos automóveis PPs de particulares obrigatoriamente têm que integrar uma Coleção, e que essa pode ser a de um Clube devidamente filiado e reconhecido junto a FBVA que, em conjunto com ela e após a inspeção e vistoria, emitirão o Certificado de Originalidade para ser entregue ao órgãos Competentes de Trânsito atestando a originalidade e pleiteando junto ao senhor Delegado da CIRETRAN local a sustituição das placas comuns pelas pretas.

Se como foi dito via MP que o nobre Conselho deliberativo deste fórum resolveu abrir esse espaço pelo fato de, e breve, os FIATs 147 mais novos atingirem a idade para serem considerados Colecionáveis então, que tal assim como nós não participamos dos "n" tópicos restantes que tratam de descaracterizações para evitar essas situações que nada agregam, que os proprietários de carros - qual foi o termo usado mesmo? - manolizados e que se sentem incomodados, sigam o mesmo exemplo afinal, é apenas um único espaço para uns poucos exemplares mas que parecem, tanto incomoda.m principalmente a quem um dia foi rei, com um galpão de PPs compradas e bem recebido e agora que parece estar perdendo a majestade, se rebela contra as novas regras estabelecidas. :roll: :roll:

_________________
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem
http://www.147fiatclube.com.br/viewtopi ... ht=odisseu


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Jun 05, 2013 10:07 am 
Offline
1981 Europa

Registrado em: Sex Jan 04, 2013 12:00 pm
Mensagens: 107
Localização: Chapecó - SC
Como faz pra saber a pontuação de cada peça do veículo?

_________________
Bruno Bernardi

Fiat 147 1978 1050
http://www.147fiatclube.com.br/viewtopic.php?t=13171


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Jun 05, 2013 1:44 pm 
Offline
147 Rallye

Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:47 pm
Mensagens: 562
Localização: Paulinia
Se os incomodados permitirem e cumprindo um dos propósitos do fórum, que é a disseminação de conhecimentos úteis e não, fúteis, responderei:

Bruno, não existe uma pontuação para peças individuais e sim, uma planilha subdividida em ítens (por exemplo, interior, rodas, pintura, mecânica) aos quais durante a vistoria, feita por, no mínimo, 2 vistoriadores nomeados pelos clubes e devidamente registrados junto a FBVA, os quais vao anotando as irregularidades na planilha, tirando os pontos a cada uma e, em caso de dúvida, trocam idéias. Ao final do processo de avaliação, as planilhas juntamente com uma seria de fotos são entregues ao diretor técnico do clube para que ele monte o dossiê, pegue as assinaturas do presidente do secretário e dele mesmo e encaminhe tudo para a FBVA que, por sua vez, analisará a documentação e emitirá o Certificado de Originalidade e a Carta pra o Delegado da CIRETRAN solicitando a troca das placas, sendo automaticamente excludentes os seguintes ítens:

Itens excludentes:

É um procedimento de pré-análise do veículo antes mesmo de passar pela planilha de pontuação. A constatação destes itens não ocasiona a perda de pontos, mas sim o impedimento de seguir com a avaliação.
Os itens excludentes são:

Qualquer modificação ou alteração da carroceria;
Pinturas extravagantes ou fora dos padrões de fábrica do veículo;
Rebaixamento de suspensões;
Motores e coletores de épocas diferentes ou de outras marcas;
Bancos individuais ou esportivos em carros com bancos inteiriços;
Rodas inadequadas (a mudança de aro e de tala será item excludente indiscutível);
Carros muito originais, porém mal conservados;
Carros ainda em restauração;
Ausência de equipamentos obrigatórios;
Réplicas;
Adaptações a gás;
Veículos com interior alterado
e
Veículos com partes do motor cromadas não originais.

Bruno, caso ainda tenha interesse e seja permitido pelos demais, possodar uma procurada na planilha e postá-la por aqui ou, achando-a (precisei trocar o pc então, não sei bem se ainda a tenho) lhe mandar via MP, devido ao seu interesse.

_________________
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem
http://www.147fiatclube.com.br/viewtopi ... ht=odisseu


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Jun 05, 2013 2:02 pm 
Offline
147 Rallye

Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:47 pm
Mensagens: 562
Localização: Paulinia
Bruno, achei a planilha que, inclusive, foi um rascunho da avaliação de um fusca 67:

Imagem

Com pode ver, cada ítem possui subitens e uma nota máxima atribuída àquele ítem e é por isso que muitos que tinham PPs quando se podia comprar as placas em despachantes, se revoltam agora por não poder mantê-las o renová-las a cada 5 anos com nova vistoria.

_________________
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem
http://www.147fiatclube.com.br/viewtopi ... ht=odisseu


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Jun 05, 2013 5:22 pm 
Offline
1981 Europa

Registrado em: Sex Jan 04, 2013 12:00 pm
Mensagens: 107
Localização: Chapecó - SC
Bah, estava lendo outro tópico e acabei fazendo a pergunta aqui, não sei porque, kk desculpem..

shadowcps obrigado pelas respostas,

_________________
Bruno Bernardi

Fiat 147 1978 1050
http://www.147fiatclube.com.br/viewtopic.php?t=13171


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Jun 05, 2013 7:37 pm 
Offline
147 TOP
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jun 25, 2007 3:58 pm
Mensagens: 2136
Localização: Sao Paulo
shadowcps escreveu:
tava demorando...


e, como sempre, a rainha da pipoca populista começa. ainda não sei o motivo de cintinuar a perder o meu tempo por aqui.
Caro senhor Moderador, a própria Legislação e Regimento da FBVA - Federaçao Brasileira de Veiculos Antigos entendem, em seu artigo 1o. , ítem III : " Art. 1º: São considerados veículos de coleção aqueles que atenderem, cumulativamente, aos seguintes requisitos:

I – Ter sido fabricado a mais de vinte anos;

(Este período de 20 anos foi redigido erroneamente, o correto seria 30 anos para entrar em concordância com a definição de Veículo de Coleção, a nova data de 30 anos já foi oficialmente alterada de acordo com a Resolução nº 127/2001.)

II – Conservar suas características originais de fabricação;

(Este inciso é uma maravilha para qualquer tipo de interpretação, ou seja, onde está escrito os tais 80 pontos mínimos? E se alguém achar que trocar a mecânica, rodas e bancos, não alterou as características originais? Quem vai discordar? O DENATRAN? A resposta é: ninguém!!! Foi aí que entrou a Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), e decidiu – autorizada pela Portaria nº 03/1998, como seriam os procedimentos para Avaliação de Características Originais. Para detalhes sobre estes procedimentos, procure a secretaria do CCAV.)

III – Integrar uma coleção;

(Este inciso também dá margem a muitas interpretações. Mas entenda-se que, essa “coleção” pode ser de uma só pessoa, uma família, de um Museu – pessoa jurídica, ou o próprio acervo do clube. Se eu tenho um carro apenas, mas sou sócio de um clube de carros antigos, o meu carro integra uma coleção! É neste inciso que está implícito a condição de ser sócio do clube, caso contrário, de qual coleção meu carro faz parte?)"


ou seja, que os referidos automóveis PPs de particulares obrigatoriamente têm que integrar uma Coleção, e que essa pode ser a de um Clube devidamente filiado e reconhecido junto a FBVA que, em conjunto com ela e após a inspeção e vistoria, emitirão o Certificado de Originalidade para ser entregue ao órgãos Competentes de Trânsito atestando a originalidade e pleiteando junto ao senhor Delegado da CIRETRAN local a sustituição das placas comuns pelas pretas.

Se como foi dito via MP que o nobre Conselho deliberativo deste fórum resolveu abrir esse espaço pelo fato de, e breve, os FIATs 147 mais novos atingirem a idade para serem considerados Colecionáveis então, que tal assim como nós não participamos dos "n" tópicos restantes que tratam de descaracterizações para evitar essas situações que nada agregam, que os proprietários de carros - qual foi o termo usado mesmo? - manolizados e que se sentem incomodados, sigam o mesmo exemplo afinal, é apenas um único espaço para uns poucos exemplares mas que parecem, tanto incomoda.m principalmente a quem um dia foi rei, com um galpão de PPs compradas e bem recebido e agora que parece estar perdendo a majestade, se rebela contra as novas regras estabelecidas. :roll: :roll:


Tio Shadow,

Resumindo: deram um jeitinho de se enquadrar na lei ao dizer que se filiando a um clube passam a fazer parte de uma coleção. (hecha la ley hecha la trampa).

Do meu ponto de vista, essa lei só favorece a FBVA e os Clubes a ela ligados, que se resume a dinheiro indo pros bolsos de alguns.

Agora, você não querer participar de tópicos que tratam de modificações é um direito seu, mas sugerir que os outros não participem do "colecionáveis" me desculpe, mas por mais que você possa se sentir diferenciado por ter um carro MUITO original, o espaço é aberto e assim como no mundo real temos que conviver com todo tipo de gente, aqui funciona da mesma forma.

Claro que um pardinho vai evitar de comparecer na reunião anual da KKK ou do Movimento Radical Ritlerista, mas estamos falando de pessoas e grupos extremistas, o que eu acredito que nem você e nem o Lucas são.

O objetivo do fórum é agregar e não segregar. O "colecionáveis" é (ou era pra ser) apenas um fomento A MAIS para a conservação dos 147s e se continuar sendo motivo de discórida e tentativas de divisão não vejo porque continuar existindo.

Lembro você que meu carro não é "original", e a criação desse espaço foi em prol da comunidade.

A questão e motivo pelo qual "entrei na briga" é que o fogo havia se auto-extinguido havia 11 dias... ninguem havia mais tocado no assunto e tudo continuou como estava, e teria continuado, até o Lucas jogar mais gasolina e falar que é os outros que quer confete.

Por hora tudo continua igual e vamos tomar umas pra pensar melhor no assunto, de preferencia com imparcialidade, respeito e dando nome aos bois.

Abr.

_________________
Lomonaco


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 19 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB